Projeto Monstro D'água - Rio Cachoeira (Banco da vitória)
"Urubus
pousados na pedra da beira do rio, no futuro veremos muitos desses amigos da
natureza. Pois enquanto os racionais jogam ligo no rio os outros animais
irracionais tentam tira-lo."
Este blog faz parte de um trabalho desenvolvido no segundo semestre de 2013, em uma disciplina do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA, chamada Módulo Interdisciplinar para o Ensino de Biologia II. Os Módulos Interdisciplinares para o Ensino de Biologia são componentes curriculares oferecidos sequencialmente ao longo do curso, tendo como objetivo conhecer espaços formais e não formais de educação, identificar problemáticas e demandas e desenvolver projetos a partir das mesmas.
A disciplina de Módulo II tem como objetivo específico aproximar o licenciando de Ciências Biológicas do entorno escolar e fazê-lo perceber a importância de observar os acontecimentos e problemáticas que permeiam o contexto em que a escola está situada.
No trabalho desenvolvido durante o segundo semestre de 2013, fizemos reflexões a partir dos textos de Tânia Seneme do Canto e Jorge Larrosa, da música “A alma e a matéria” de Marisa Monte, da poesia de Viviane Mosé e da palestra de Hélia Borges. Essa variedade de referências nos possibilitou integrar e relacionar pontos de vista sobre diferentes assuntos e pensar no entorno escolar.
Cada integrante da turma fez duas visitas em uma determinada escola de Ilhéus – BA ou Itabuna – BA para analisar o seu entorno (a UESC está situada na rodovia do eixo Ilhéus – Itabuna). O contato com tal espaço teve o objetivo de nos fazer pensar no entorno como um campo que pode ser utilizado para o ensino de ciências e biologia. No primeiro encontro, pensamos em como poderíamos relacionar as problemáticas encontradas com os conteúdos abordados em sala e também as vantagens oferecidas pelo entorno para possíveis trabalhos de campo. No segundo encontro, voltamos ao mesmo lugar só que agora com um roteiro de perguntas e conversamos com pessoas que se relacionam de algum modo aquele entorno escolar. Pedimos que elas indicassem lugares que mereciam ser fotografados por motivos positivos e negativos e que contassem alguma história que viveram ou que presenciaram ali.
No final dessas atividades percebemos que o entorno escolar foi um interessante campo de estudos. Foram observados três aspectos principais da relação entorno/escola:
- Os espaços como problematizadores das questões socioambientais.
- O entorno e suas memórias: contribuições para o ensino de ciências.
- O entorno: um campo para o ensino de ciências.
Diante disso, o projeto Geo Around School é uma junção de ideias advindas de todas as experiências vividas no módulo II. A partir do texto de Tânia Seneme do Canto (2011, p. 160) foi escolhido um programa cartográfico como inspiração para o nosso trabalho, o Post Urbano, no qual é possível visualizar os depoimentos e fotos dos pontos marcados em um mapa:
“O Post Urbano em si é um projeto de intervenção urbana que, para atingir seus objetivos, utilizou de modo inovador o potencial dos programas de mapeamento online. Criado em 2006, a proposta do projeto era mostrar aos habitantes e visitantes de Rosário (Argentina) as histórias, realidades, geografias, muitas vezes ocultas pela planificação e dinâmica da cidade. Para tanto, foi desenvolvido um ambiente virtual colaborativo capaz de gerar mapas das relações dos usuários com esse lugar. Por meio de anotações – posts – realizadas nas imagens de satélite e em mapas do aplicativo, eles descreviam suas experiências na cidade e depois suas mensagens eram levadas, através de cartazes, até os lugares físicos marcados no site.” (PARA SABER MAIS VISITAR: http://post.wokitoki.org/)
Inspirados nessa ideia, criamos um mapa a partir de uma conta feita no gmail com o intuito de marcar nele as escolas e os locais observados no entorno da mesma. Na descrição desses pontos colocamos relatos das entrevistas feitas que abordassem alguma problemática ou qualidade desse local. Além disso, em cada ponto há um link que os direciona para uma página deste blog contendo fotografia(s) do local. Abaixo dessas fotos há um texto que fala sobre a possibilidade de utilização do mesmo para aulas de campo ou para introduzi-los no contexto dos conteúdos da grade curricular do ensino de ciências e biologia.