Pages

Morro de Pernambuco, llhéus - BA



Fotografia tirada do Morro de Pernambuco, Ilhéus - BA
O morro de Pernambuco é apontado como um dos lugares mais bonitos que integram o bairro do Pontal em Ilhéus. Lá fica localizada a Praia da Concha, a preferida entre os moradores. Durante as entrevistas, os morados deixaram claro não só a admiração pela beleza natural contida no lugar, mas também a importância da sua preservação. Como a praia não possui cabanas, apenas uma pequena barraca que vende refrigerantes e afins, a poluição e a quantidade de lixo é pouca, mas isso não quer dizer que seja inexistente. Foi comentado durante uma entrevista que em um dos lados da praia existe uma quantidade admirável e preocupante de lixo. Esse lixo é trazido da Praia do Cristo ou da baía do Pontal pelas ondas do mar e pelo aumento da maré. Informar a população sobre a necessidade da preservação de um local como este não só por seu encantamento ou por ser um ponto turístico, é importante para que ela entenda a relevância ecológica das belezas naturais com as quais nossa cidade foi presenteada. O descarte correto do lixo é uma das formas de se preservar a vida marinha. Quando jogado no mar, o lixo não desaparece simplesmente. Ele pode chegar ao oceano e passar a interferir e prejudicar os animais que habitam aquele local. Levar essas discussões para dentro de sala de aula usando como exemplo um local tão próximo de algumas escolas e tão frequentado pelos moradores e pelos próprios estudantes, trabalhando ecologia, preservação e conscientização ambiental, propicia uma visão mais concreta do impacto que certas ações podem causar na natureza.



Escola Diretriz e Praia do Opaba, Ilhéus - BA

Imagem tirada da Escola Diretriz e da Praia do Opaba em Ilhéus - BA

O Colégio Diretriz localizado na rua Júlio de Brito no Pontal em Ilhéus, fica a poucas quadra da Praia do Opaba, que poderia ser utilizada para trabalhar educação ambiental e a importância do descarte correto do lixo. A Escola disponibiliza o Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II.

A escola Branca de Neve e seu entorno

A escola (casa de muro verde) e seu entorno
A escola Branca de Neve está localizada no bairro Pontalzinho no município de Itabuna, é uma escola particular fundada há 30 anos. Muitas coisas estão, para mim, resumidas nessas fotografias sobre a educação. Esse registro simboliza a porta de entrada para os jovens que vão mudar o nosso país, é a porta de entrada para um conhecimento amplo. O mais interessante, da escola Branca de Neve, é a interação dos alunos com a comunidade - há uma relação muito saudável de convívio entre eles. 

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
(Autor desconhecido)



Problemáticas sócioambientais próximos a escola Branca de Neve

Foto tirada da "matinha" próxima à escola Branca de Neve

"Autoflagelar" é uma palavra que poderia definir a situação expressa nessa foto. Local usado no passado para o ensino de ciências e onde os antigos moradores contavam história sobre esse local, hoje o capitalismo toma conta de uma forma insana: prédios sendo construídos, entulhos sendo jogados em um local que era considerado até então como um dos atrativos do bairro da escola Branca de Neve. Atividades ligadas a essa “matinha” são impossíveis nos dias de hoje. No mundo contemporâneo grande parte dos seres humanos devem se reciclar por conta dos seus atos cruéis com o meio ambiente. O professor poderia criar projetos na escola voltados a matinha, cobrar do governo municipal ações de preservação ambiental para que, assim, a escola pudesse colocar seu projeto em prática, projeto este que visa a implantação de uma horta no local ou construir um pequeno parque ecológico juntamente com os alunos.


Colégio Jorge Calmon- Ilhéus





                   Colégio Estadual Jorge Calmon R. Lomanto Júnior, 110 - Olivença, BA



O Colégio Estadual Jorge Calmon localiza-se em frente a uma bela paisagem. Ao sair da escola seus alunos e professores se deparam com a praia e a imensidão do mar, um privilégio de poucos. “Gosto de ficar sentada nos bancos olhando o mar, presenciar tartarugas e golfinhos”, relata uma das alunas. O entorno dessa escola é um laboratório a céu aberto. Apesar disso, quando questionada sobre o uso do entorno para aulas práticas, essa mesma aluna faz referência apenas à Educação Física.  Muitas temáticas relacionadas ao ensino de Biologia e de Educação Ambiental poderiam ser exploradas utilizando-se do entorno escolar.



Praça e Posto de Saúde do Pontal em Ilhéus





Imagem tirara no Pontal em Ilhéus

A praça e o posto de saúde do pontal estão bem próximos e de acordo com os entrevistados ambos se encontram abandonados, sem manutenção e em condições que geram o aumento da violência no bairro. Observando os dois lugares é perceptível a quantidade de mato que se acumula e também a falta de iluminação. Dentre os assuntos relacionados a esses locais que podem ser abordados em sala estão lixo, poluição e doenças que são frequentes no bairro como também pode ser falado sobre essas plantas que crescem rapidamente.


Aeroporto de Ilhéus

Foto tirada  no Pontal em Ilhéus
O aeroporto está localizado bem próximo a escola. Pensando como os acontecimentos que ocorrem nesse local afetam o bairro e consequentemente a escola, os assuntos que poderiam ser abordados em sala seriam poluição sonora decorrente do ruído de aviões e helicópteros, a qualidade do ar no entorno dos aeroportos e os problemas ambientais decorrentes do uso de um aeroporto.  Observando a fala de uma entrevistada, que diz que o aeroporto não era amurado e os moradores atravessavam para o outro lado utilizando a pista, nota-se o impacto da construção do muro no dia a dia das pessoas e isso pode ser mostrado em sala para comparar com os impactos ambientais causados pelo homem na natureza, que muda o cotidiano de muitos animais, que acabam ficando sem moradia ou morrem por falta de alimento. A utilização desse local para iniciar um conteúdo em sala pode ajudar o professor, pois como isso faz parte do cotidiano dos alunos consequentemente os mesmos podem se sentir mais atraídos e deste modo se envolveriam mais com a aula.

Praia do Sul em Ilhéus

Praia do Sul em Pontal dos Ilhéus - BA
A praia é um local em que se pode trabalhar diversos assuntos com os alunos de ciências e biologia. Contudo, a quantidade de lixo na praia é muito comentada pelos moradores do bairro. O assunto de educação ambiental pode ser abordado em campo, na propria praia, como medida conscientizadora, comentando sobre a consequencia disso para os animais marinhos e para o ser humano. Os crustáceos, moluscos e cnidários podem ser mostrados em uma aula prática sobre o reino animal proporcionando uma aula mais dinâmica para os alunos.

                                                                            Mapa

Ilhéus - Rua Guanabara

Imagem tirada na Barra, em Ilhéus.

Esta é a rua que localiza-se perto do colégio Rotary. Por conta da sua proximidade, é um local interessante de se estudar ciências, já que possui problemáticas socioambientais como lixo e iluminação inapropriada, e tem a possibilidade de ensinar conteúdos de ecologia, como nichos e interações ecológicas. Aulas práticas, mesmo que sejam perto do local da escola, fazem com que o aluno se interesse mais pelo conteúdo aprendido na sala de aula.


Ilhéus - Boca da Barra

Imagem tirada na Barra, em Ilhéus.

Ao olhar para essa bela imagem, as nuvens, o mar, a natureza que é tão vívida na Boca da Barra, não há como não se pensar em levar para escola um projeto de fotografia que vise esses lindos locais do entorno. Esse local pode ser utilizado também, para trabalhar com os alunos sobre conscientização ambiental, tanto com a questão do lixo e suas consequências, quanto  sobre a ocupação inapropriada.


Ilhéus - Rio Almada e Passarela

Imagens tiradas na Barra, em Ilhéus.

Este local perto do rio Almada foi invadido à alguns anos, e nele foi criada uma comunidade chamada "Cominho". Como toda apropriação inadequada de terra, surgiram vários problemas socioambientais, como a falta de saneamento, e a problemática do lixo que é jogado às margens do rio, gerando poluição. O ensino de ciências  para crianças e adolescentes e jovens e adultos (EJA - Educação de Jovens e Adultos) poderia tomar essa problemática com estudo de caso, proporcionando a conscientização dos moradores e pensar em possíveis soluções para as problemáticas encontradas.

 Mapa

Rua próxima ao Colégio General Osório de Itabuna- BA

Imagens do Bairro da Conceição, em Itabuna.
Uma bela visão de um simples ponto alto da cidade de Itabuna. Podemos observar a amplitude do espaço e as árvores de médio porte que se sobressai por sua altura e seu verde exuberante de primavera, complementando a estética de uma cidade urbana. Isso nos mostra que somos capazes de estabelecer uma relação com a natureza mesmo em ruas pavimentadas e trânsitos ativos. Trazendo benefícios para a população, essas árvores nos dá sombra e um conforto térmico, melhorando o microclima urbano, além de nos proteger da chuva. O professor poderia explorar os espaços verdes, no contexto das aulas de botânica e de ecologia, abordando os grupos vegetais, as relações ecológicas ali estabelecidas e a importância das árvores, das praças arborizadas, dos parques etc. para uma melhor qualidade de vida dos que vivem na cidade (diminuição da poluição do ar e sonora, diminuição da temperatura, aumento da umidade, paisagem estética que traz vida para a cidade fazendo contraponto ao concreto e aumento dos espaços de lazer).

Unidade Básica de Saúde do Bairro da Conceição- Itabuna (BA)


Imagens Bairro conceição, em Itabuna
O posto de saúde do Bairro Conceição encontra-se ao lado do Colégio Estadual General Osório. Os professores de ciências e de biologia poderiam se utilizar dessa proximidade para conversar com os alunos sobre a importância dos postos de saúde para a população. Nesse sentido, o posto pode ser visto como um ambiente a ser explorado nas aulas: quais os problemas de saúde (doenças, acidentes, contaminações etc.) que levam as pessoas aos postos de saúde? Quais são os causadores desses problemas? Como eles podem ser evitados? Qual a importância das ações educacionais para a sua prevenção? Enfim, o professor pode explorar vários conteúdos a partir da construção de problemáticas relacionadas à saúde pública.




Ilhéus - Praia do São Miguel

Imagens da Praia do São Miguel, na Barra, em Ilhéus.

Nesta imagem é possível perceber duas faces das praias em Ilhéus, de um lado a beleza que elas possuem e de outro a poluição. O que se vê muito presente é como o ambiente afeta as pessoas. Tanto nos aspectos positivos, como a influencia das praias e rios na vida da população; assim como os negativos, como a falta de áreas verdes, a má iluminação das ruas, o lixo que é jogado em lugares errados, a distância do centro da cidade. Os aspectos positivos das praias como a questão da poluição poderiam ser vistos na escola, trazendo o entorno escolar para dentro desta e possibilitando uma conscientização, que poderia estar ligada à projetos que visem a limpeza das mesmas.

Entorno do Colégio General Osório- Itabuna (BA)


Imagens da Rua Santo Antônio do Bairro Conceição, entorno do Colégio Estadual General Osório, em Itabuna.


O Colégio Estadual General Osório compartilha do cotidiano daqueles que vivem no Bairro da Conceição. Seus  moradores afirmam gostar de se reunir nas proximidades  da escola, em frente às suas casas, para conversar e beber algo no final da tarde e início da noite. O ambiente calmo e sem muito trânsito, ao mesmo tempo que permite esses momentos, acaba se tornando perigoso quando o movimento acaba, principalmente quando os moradores vão dormir. O ambiente noturno da cidade com sua fauna característica poderia ser explorada pelos professores de ciências e de biologia: identificando as espécies que são noturnas (diversidade), seu comportamento, as relações ecológicas que estabelecem etc. Outro espaço que poderia ser utilizado pelos professores do colégio para abordar conteúdos de ciências e biologia é a “velha feirinha” - atualmente um estacionamento de carros. Ela também poderia, inclusive, ser um espaço para o desenvolvimento e exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos. Esse espaço tem uma pequena área verde, com algumas árvores e alguma vegetação rasteira. O espaço agora reservado para estacionar carros, poderia servir de lazer e entretenimento para os alunos e crianças moradoras do bairro e vizinhança. A ideia dos moradores não se limita apenas nisso, mas em um espaço 100% aproveitado para a população e seus interesses econômicos. 


"O incentivo das crianças do bairro a irem a escola são os próprios alunos que entram e sai a todo instante da escola, motivando a vizinhança infantil a estar um dia participando desse processo de aprendizagem. Pois, o aprender não está apenas dentro de uma sala de aula, e a motivação é o que impulsiona a vontade." (depoimento de um morador do bairro)

Falta de iluminação da R. Guanabara


Imagem tirada na Barra, em Ilhéus.

Nesta imagem é possível perceber a falta de iluminação numa rua perto da escola Rotary. Ela nos faz pensar na problemática da iluminação pública, devido ao mal gerenciamento e a má distribuição de recursos. Por que numa rua, numa cidade quando uma luz queima, esta rapidamente é substituída por outra, e em outros locais, não? E o por que dessa má distribuição? O advento da iluminação provocou uma série de mudanças nos grupos sociais, impactando, por exemplo, a economia, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e a vida cotidiana das pessoas. Essas questões poderiam ser discutidas em sala de aula, relacionando-as com conteúdos de física, como o funcionamento das luzes e a questão de geração de energia.

Orla antiga e atual do Pontal (1967-2013), Ilhéus - BA

Fotografia da Orla (antiga) do Pontal, retirada da internet, Ilhéus - BA
Fotografia tirada da Orla (atual) do Pontal, Ilhéus - BA


Se compararmos a orla do pontal atual com a de alguns anos atrás, notamos uma diferença muito grande. O professor de ciências pode conduzir o assunto de educação ambiental apontando o impacto do homem no meio ambiente. Seria muito interessante mostrar em sala uma foto da orla antiga aos alunos e propor que procurassem fotos que seus pais e avós tiraram do local para que ao visitar a orla atual anotassem e comparassem essa diferença utilizando câmeras ou desenhos. Em sala de aula pode-se observar os pontos negativos e positivos dessas mudanças aguçando a análise crítica dos alunos.

"Avenida Lomanto Junior. Um lugar que ao ser fotografado e comparado com o que foi no passado, mostra a bela natureza que temos em nossa cidade, mas que deixa um alerta: que a natureza não pode ser considerado algo indestrutível, muito pelo contrário devemos estar sempre atentos e preservar aquilo que temos e que torna a nossa cidade um lugar tão belo"




Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão


O Colégio da Polícia Militar, localizado no pontal, em ilhéus proporciona muitos locais que o professor de ciências pode utilizar como recurso para complementar as aulas teóricas e promover a visualização de uma forma dinâmica de alguns pontos importantes dos conteúdos abordados em sala.


Praça do São Caetano, Itabuna-BA

Praça Simão Fiterman, localizado no Bairro São Caetano,Itabuna-Bahia.


A praça possui um grande fluxo de pessoas. Possui uma grande concentração de comércios do ramo alimentício e farmacêutico, além de estar localizada próxima à feira livre do bairro. À noite, a praça é uma das opções de lazer preferida dos moradores. Entretanto, esses morados e os comerciantes reclamam do grande número de pedintes e usuários de drogas que frequentam a praça. Esse é um dos grandes problemas sociais que faz parte do cotidiano das inúmeras cidades de nosso país. A problemática social do uso de drogas (licitas e ilícitas) poderia ser abordada pelo professor a partir da realidade presente na praça. A discussão dessa problemática é fundamental para que os jovens vejam a realidade que as drogas trazem para a vida das pessoas e para que compreendam as diversas alterações metabólicas e fisiológicas provocadas no corpo humano. Muitas vezes é através da marginalização social dos usuários que os habitantes da cidade lidam com o problema. Torna-se importante discutir com os alunos a importância das políticas públicas educacionais e de saúde para buscar reverter esse tipo de situação. 



Prefeitura de Itabuna


Colégio Estadual Amélia Amado e Centro Administrativo Municipal Firmino Alves

A prefeitura do município de Itabuna fica localizada na Avenida Princesa Isabel, próximo do Colégio Estadual Amélia Amado. Devido a essa proximidade, a prefeitura seria um ótimo campo a ser explorado por professores e alunos. A prefeitura contém dados sobre assuntos importantes que poderiam ser utilizados para tratar de questões socioambientais, como dados de desmatamentos, áreas de preservação, saneamento básico por bairro, políticas de preservação do meio ambiente do município (Rio Cachoeira e Mata Atlântica).  Um professor poderia ter acesso a esses dados e mostrar aos alunos como está sendo tratada a relação "preservação ambiental e crescimento da cidade", ou seja, se os impactos estão sendo bem administrados e se há projetos de melhoria do meio ambiente do município. A discussão de questões socioambientais pode trazer a compreensão da importância da dimensão política para a vida e da necessidade do envolvimento de todos os setores da sociedade e o que cabe a cada um nessa questão.


                                                                       Mapa

Rua São Sebastião, Itabuna-Bahia

Foto tirada no Bairro São Caetano, Itabuna - BA
A foto apresenta  uma das problemáticas sócio-ambientais do bairro. A falta de saneamento-básico nos canais da cidade acarretam na proliferação de animais que são transmissões de doenças (ratos, baratas, caramujos e mosquitos) e de animais peçonhentos (cobras e aranhas). O professor de ciências pode utilizar dessas problemáticas para abordar diversos conteúdos, como por exemplo, ao tratar da dengue, da Leptospirose, da Esquistossomose e de outras doenças. A leptospirose, conhecida como doença de Weil, é causada por duas espécies de bactérias (Leptospira spp.). Essas bactérias ficam alojadas nos rins dos ratos e são soltas na sua urina. Quando ocorrem as enchentes, as pessoas que entram em contato com as águas contaminadas com a urina dos ratos podem se infectar com a bactéria e adoecer. Os caramujos podem ser vetores de algumas doenças, como por exemplo, a Esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d'água. Essa doença é causada pelo protozoário Schistosoma mansoni, transmitido pelo caramujo da espécie Biomphalaria glabrata.  A presença de cobras pode despertar o interesse dos alunos a respeito de alguns assuntos: répteis, soro antiofídico, a diferença entre soro e vacina etc. Como pode-se perceber, o entorno escolar permite explorar inúmeros conteúdos, dando sentido aos assuntos estudados e aproximando-os da realidade dos alunos, tornando as aulas ricas e interessantes.

Pôr-do-sol do Sapetinga

Imagem tirada na Sapetinga em Ilhéus - BA
''A área da Sapetinga, oferece bastante biodiversidade para aulas práticas, os alunos podem aprender bastante sobre animais próprios daquela área de mangues e etc...'' (Entrevistado)

Alguns dos assuntos de ciências e biologia que podem ser abordados nesse local são: 
  • Biodiversidade e sua importância (conceitos de população, comunidade e ecossistema); 
  • Taxonomia vegetal (observação e identificação das plantas existentes); 
  • Classificação dos seres vivos; 

Ilhéus - Escola Rotary


Esta é a Escola Rotary, que localiza-se na Barra, em Ilhéus.

Ao visitar a escola Rotary e entrevistar alguns estudantes, a referência que um desses estudantes fez à biblioteca me chamou atenção; ao perguntar as coisas boas que o aluno vê na escola a resposta foi: “A biblioteca, os livros estão todos no chão, aí a gente ‘tá’ arrecadando dinheiro para ajudar”. É perceptível o papel da leitura para a formação desses alunos, e se essas crianças têm pouca ou nenhuma experiência com a leitura, pelo menos possuem o desejo de ter essas experiências. Então, seria importante relacionar a leitura com o ensino de Ciências, trazer livros para essas crianças que instiguem  o desejo de aprender mais da Biologia e outras disciplinas, além de aproveitar o entorno, que é rico em áreas verdes e praias.